top of page
maristelafortunado

A música fotografada



A fotografia, desde a sua fundação, tem a capacidade incrível de registrar momentos marcantes, fazendo com que eventos que já passaram, sejam recordados através de imagens trazendo sua energia e recordações.


Foram anos evolução e tecnologia para que as imagens capturadas chegassem em nossas mãos como atualmente. Por isso, a Pulsound vai trazer para vocês a incrível ligação da música com a Fotografia. Para o professor de fotojornalismo Jefferson Barcellos, fotógrafo, jornalista e músico, a fotografia foi um encontro impactante para a sua carreira, há mais de trinta anos.


"O primeiro ensaio fotojornalístico que fiz foi da orquestra que meu pai tocava, era uma orquestra de música popular. Eu usei um filme de alta sensibilidade na época, e o resultado foi determinante para que eu encontrasse as duas paixões da minha vida, que é a fotografia e a música. Sou baterista desde criança. Quando consegui relacionar as duas coisas, foi transformador".


Como cada melodia, ritmo, gênero musical, a música tem sua identidade, e isso Barcellos cita a importância da fotografia na música: "Eu acredito que existe uma necessidade de se ter um envolvimento com música, saber dos estilos, do tipo de imagens que cada segmento demanda. Cada universo musical tem em si aspectos específicos. É legal ter uma análise quase que antropológica sobre como cada tribo se comporta. Para ter desenvoltura para cobrir desde funk até heavy metal extremo".


O estudante de jornalismo, Felipe Gondo, iniciou com a fotografia apenas na brincadeira em viagens de família. Nascido na geração Z, onde acompanhou com facilidade os desenvolvimentos tecnológicos de uma câmera fotográfica. Hoje, executa sua função com mérito, e teve a oportunidade de acompanhar vários eventos musicais nesse ano.


Imagens do fotógrafo Felipe Gondo. Evento: "Entorta Grego", em Ribeirão Preto, 2022..


Para ele, de todos os eventos musicais que ele fez, o que mais se destacou foi o João Rock. “Não é nem pela qualidade do trabalho que eu entreguei, mas pelo festival em si”. Gondo se encontrou na fotografia em eventos musicais. “É onde eu me sinto confortável, me encontrei nesse local, são lugares onde eu gosto de fotografar”. Hoje, a música acompanha a vida de Gondo em eventos e shows que o fotografo cobre.


“A visão do fotógrafo na fotografia de show é mostrar aquilo que o público não consegue ver... mostrar um outro lado do momento que as pessoas não conseguem ver”

Sim, a PulSound afirma que: a fotografia também pulsa com a música. Independentemente da forma que se iniciou, ou onde foi iniciada, a música é capaz de expressar através da imagem.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page