No mês de agosto, as ruas do centro de Ribeirão Preto foram tomadas por livros e manifestações culturais. Na Praça XV de novembro, estandes anunciavam a volta da feira do livro na cidade, que neste ano, contou com apresentações hibridas, no formato online ou presencial.
A biblioteca Sinhá Junqueira, foi um dos monumentos culturais a sediar apresentações do evento e na noite do dia 24 de agosto estava, esteve cercada da magia literária, pelas palavras contadas e cantadas no Sarau Artístico Literário dos alunos do Centro Universitário Barão de Mauá.
Foram 33 apresentações ao total, muito entusiasmo e emoção com dança, canto, exposições e leitura de poemas, crônicas, muitas delas autorais. A ideia partiu com o intuito de explorar a arte e os talentos dos alunos e ex-alunos do curso de licenciatura, como explicou o coordenador do curso André Alselmi.
“O curso de Letras sempre estimula o protagonismo dos alunos, que eles mostrem esse lado artístico e cultural, a veia artística que todo mundo tem lá no fundo para mostrar. Então, a gente costuma incentivar manifestações como a música, a declamação, a composição de poemas, a dramatização e a dança”, relatou o também criador do Sarau desde 2015.
O sarau contou com a exímia apresentação da dupla de alunos Thiago e Lívia, responsáveis por envolver a plateia a cada nome que chamavam.
Com o tema livre, o sarau — que foi um verdadeiro show de talentos dos alunos da Barão de Mauá — contou ainda com exposições e artes visuais. As alunas Rayssa Giovanna e Jessica projetaram um varal fotográfico poético, e Yan, que sempre foi avesso a falar em público, expressou seu talento e paixão pela moda com um vestido feito com páginas de livro.
“Eu sempre gostei muito de desenhar roupa, nunca fiz curso, mas sempre gostei muito, e para essa apresentação, eu tive que bolar alguma coisa. Pensei em fazer alguma coisa diferente, um vestido com páginas de livro porque vai ficar dentro do tema. Eu quis colocar várias texturas, não quis fazer só ele liso. Então tem uma saia com babados, a parte de cima feita com mosaico e a manga feita com leque”, explicou o aluno do segundo semestre de Letras.
Com seu timbre vocal barítono, Arthur Buelo encantou os presentes com uma canção de Frank Sinatra, New York New York e arrancou aplausos.
O grupo de dança Cover K-Pop, formado pelas alunas Marina, Eve, Ana Maria e Bárbara tornou a noite musical e dançante através do cover de um grupo chamado Cristian Kay. Com visual e figurino muito bem projetado por elas mesmas, as meninas deram um show de dança e estilo.
A professora Renata Cortez mencionou: "É um momento surpreendente, todo mundo sai renovado do evento, os colegas se descobrem, as turmas se entrelaçam mais; então é maravilho", parecendo prever como terminaria a noite.
Comentários